sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Dicas

Outros esportes podem ajudar na corrida
Fonte: O2 por Minuto
Publicidade
Aliar outros esportes à corrida ajuda a manter o condicionamento e prevenir lesões. Saiba quais modalidades são mais indicadas.
Quem começa a correr geralmente se apaixona pela atividade e não quer saber de praticar outro esporte. Porém, o cross-training, que nada mais é do que aliar outras modalidades aos treinos de corrida, pode ser muito benéfico aos atletas, pois, além de diminuir o risco de lesão, ajuda a manter o condicionamento físico e evita o desânimo nos treinamentos.
“Intercalar atividades como ciclismo ou natação possibilita o aumento do treinamento aeróbio sem forçar tanto as articulações. Quando um atleta passa a fazer mais de quatro treinos de corrida por semana, as chances de lesão passam a ser maiores do que o ganho no condicionamento. O cross-training é uma boa opção para diminuir este risco”, afirma Renato Dutra, diretor técnico da assessoria esportiva Ação Total.
“Ninguém se torna um bom corredor pedalando, mas fazer ciclismo ou natação ajuda a ganhar condicionamento aeróbio sem sofrer tanto com o impacto. A maioria das lesões na corrida acontece por causa da quantidade de treino e da constante repetição dos movimentos. Alternar outras atividades ajuda a evitar isso”, diz Enzo Amato, diretor técnico da Enzo Amato Assessoria Esportiva.Sem pausa.
Outra vantagem do cross-training é que ele também pode ser usado quando um atleta está machucado e não pode correr, evitando assim que ele não perca o condicionamento físico, como explica Renato Dutra.
“Pesquisas comprovam que um corredor consegue manter seu condicionamento por até três semanas praticando somente ciclismo. Assim, ele teria tempo para tratar a lesão e voltar aos treinos mais rapidamente, sem perder tanto desempenho”, afirma o treinador.
“O cross-training também pode ajudar os atletas iniciantes ou que querem perder peso. Geralmente, eles não conseguem correr por um longo período, mas conseguem praticar o ciclismo por um tempo maior. Isso ajuda a adquirir um melhor condicionamento físico”, complementa Enzo Amato.A hora de mudar.
De acordo com Renato Dutra, o momento correto para fazer qualquer alteração no programa de treinamento ou incluir outra modalidade esportiva é após ter cumprido a prova que era a principal meta do corredor. “Janeiro e fevereiro também é um período interessante para se fazer o cross-training, pois no calendário brasileiro existem poucas provas. Outro momento indicado é quando existe um `overtraining´ mental, e o atleta está saturado com a corrida”, diz o treinador da Ação Total.“Após uma prova importante, o cross-training pode ajudar o corredor a respeitar o tempo necessário para o descanso. Muitos atletas não conseguem ficar parados, e o ciclismo e a natação são opções para eles se manterem ativos”, orienta Enzo Amato.
Melhor evitar.
Modalidades em que os movimentos são imprevisíveis, como futebol, vôlei, basquete ou tênis, não são indicadas para se fazer o cross-training, pois o índice de lesão nestes esportes costuma ser muito grande.“Futebol, vôlei, basquete são atividades em que tudo pode acontecer. Desde uma torção até um estiramento muscular. Elas implicam um risco maior de lesão”, explica Renato Dutra. “O grande problema é que em esportes como o futebol as pessoas costumam ir muito além do limite. Na corrida, ninguém que está começando corre por uma hora seguida. Mas tem gente que fica um ano sem jogar bola e quando entra em campo corre desesperadamente por 90 minutos”, completa Enzo Amato.
Por Cesar Candido dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário