terça-feira, 31 de março de 2009

07 pecados da corridaFonte

Fonte: Dieta Já
Publicidade
Observe os erros mais comuns cometidos por quem pratica corrida e que podem comprometer seu rendimento e sua saúde:
1 - Fugir do aquecimento e alongamento
São importantíssimos na prevenção de lesões. Comece com uma caminhada de cinco minutos para aquecer os músculos e só então faça o alongamento. Alongue-se por cerca de dez minutos, trabalhando braços, pescoço, costas e principalmente os membros inferiores. No fim do treino, alongue outra vez.
2 - Não se hidratar
A conta é cerca de 200 ml a cada 20 minutos de atividade, sendo que o primeiro copo já deve ser tomado meia hora antes do exercício. Para um cálculo mais preciso, o indivíduo pode se pesar antes e após o exercício, sem roupa, e o peso perdido é o que deve ser reposto em água.
3 - Correr em locais inadequados
Especialmente para quem está começando, um terreno muito duro ou irregular contribui para problemas nas articulações. Por isso, prefira a grama ou até mesmo a esteira, se você ainda não está acostumada a dar voltas e voltas pelo bairro. E cuidado! Os cantos de ruas, perto das valetas, geralmente são inclinados. Evite-os para não sofrer uma sobrecarga nos joelhos.
4 - Não respirar direito
É simples assim: inspire pelo nariz e expire pela boca. Só que, ao imprimir um ritmo mais veloz ao exercício, acaba-se abrindo a boca na hora errada para levar mais ar para os pulmões. Isso pode ser evitado - basta não acelerar mais do que o habitual.
5 - Não variar o treino
Repetir sempre o percurso da corrida, a mesma distância e o mesmo tempo, além de tornar a atividade monótona, perdem-se as alterações físicas positivas proporcionadas pela alternância do ritmo e do tempo.
6 - Não dar atenção à freqüência cardíaca
Ela funciona como ponto de referência para medir a intensidade do esforço. O ideal é trabalhar numa faixa entre 65% e 85% da freqüência cardíaca máxima. Iniciantes devem ficar perto dos 70%. O cálculo é o seguinte: 220 - idade x 0,7. Ultrapassar esse limite reduz a eficiência do exercício e pode causar taquicardia e falta de ar. O uso de um monitor cardíaco, encontrado em lojas de material esportivo, é de grande ajuda.
7 - Comer de forma inadequada
Cerca de uma hora antes do exercício, deve-se ingerir um alimento rico em carboidratos complexos, para garantir energia. Exemplo: uma fruta com cereal integral (mamão com granola, banana com aveia ou vitamina de fruta com cereal). Depois da malhação, o carboidrato complexo também precisa ser ingerido, mas a proteína será de grande importância para repor o desgaste muscular. Exemplo: sanduíche de pão integral com peito de peru, ovo mexido com torradas ou iogurte com cereais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário