terça-feira, 31 de março de 2009

Atividade física reduz mortalidade entre homens após 50

Fonte: JB Online

Iniciar uma vida saudável, com alimentação balanceada e prática de atividades físicas, é sempre o quanto antes melhor. Mas para quem já passou dos 50 anos e resolveu começar agora, não há nada perdido. Segundo um estudo publicado este mês pelo British Medical Journal, homens que começam atividade física regular após os 50 podem reduzir o risco de mortalidade na mesma proporção daqueles que já vinham praticando atividades físicas constantes.
O professor de educação física e personal trainer Fernando Beja, especializado em fisiologia do exercício, diz que a atividade física acaba funcionando como medicina preventiva. Segundo ele, para os cardíacos, por exemplo, praticar algum tipo de exercício melhora as funções cardiorespiratórias.
"Uma corrida leve de 10 minutos, três vezes por semana, pode ser melhor do que caminhada diária de 1 hora", avaliou. No entanto ele faz uma alerta: acima dos 30 anos é imprescindível buscar um médico para avaliação.
A geriatra e gerontóloga do Hospital Balbino, Lenita Sampaio, explicou que "o idoso sedentário fica com maior deficiência na circulação, aumentando o risco de AVC (acidente vascular cerebral) e problemas relacionados ao coração". Com o avanço da idade, há uma diminuição do acúmulo de água no corpo, e sem exercícios, a saúde fica bastante debilitada.
Segundo a médica, idosos que praticam atividade física adequada conseguem diminuir a incidência de doenças como osteoporose, câncer, trombose e até mesmo, morte súbita. A pesquisa avaliou ainda que a redução da mortalidade em homens de meia idade que começaram a se exercitar depois dos 50 era parecida com aqueles que haviam parado de fumar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário