sábado, 28 de agosto de 2010

Diarionline.com.br

Esportes
Martins, o atleta preocupado em revelar talentos
Fonte: Assessoria de Imprensa em 28 de Agosto de 2010
Divulgação

Martins treina nas ruas de terra no bairro Mangueiral, onde mora em Ladário
Martins Soares de Oliveira, 55 anos, sub-oficial da reserva, dedicado avô com seis netos, é um astro nas pistas e leva o nome de Ladário até para o Exterior. Especialista em corridas de fundo (5 mil e 10 mil metros), ele acaba de trazer a medalha de prata de Assunção, capital paraguaia, onde participou da Maratona do Bicentenário do Paraguai, prova que contou com 2.500 atletas de 20 países.
Agora se prepara para correr no Campeonato Brasileiro de Atletismo Masters em Maringá, no Paraná, na categoria dos 55 aos 59 anos. Depois, pretende disputar o Sul-Americano de Santiago do Chile, onde vai estrear em corridas de pista. A prova acontece no histórico estádio de Santiago, onde o Brasil conquistou o bicampeonato de futebol de 1962.
“Aonde vou, levo sempre a mensagem de que o jovem deve ter uma vida saudável, longe das drogas, e o atletismo é um caminho para se realizar e ser feliz”, afirmou Martins. Ele é o primeiro do ranking na faixa dos 50 aos 59 anos do Circuito Funec de Corrida de Rua, que disputa rotineiramente em Corumbá, ao lado de atletas de ponta como Carlos Eduardo Covo, Baianinho e Alexandre Santos, os três primeiros colocados da prova disputada no dia 22 de agosto. Alexandre Santos, ladarense de 18 anos, é um corredor revelado por Martins.
Veterano e experiente, Martins é o que se pode chamar de "caçador de talentos". Ele ajuda a lançar jovens atletas como Alexandre no atletismo. “Alexandre tem um grande potencial e essa terceira colocação no Circuito de Corumbá mostra que está crescendo no atletismo”, destacou.
Outra atleta recomendada pelo especialista Martins é Marcelly Jarcem de Oliveira, sua filha caçula, atleta de 16 anos, terceira colocada na prova feminina do Circuito de Corrida de Rua de Corumbá no dia 22 de agosto. “Ela está apenas começando e tem tudo para progredir”, afirmou o pai coruja e treinador. Marcelly é uma das suas três filhas e única atleta da família – o quarto filho é homem, mas não corre. Martins é baiano de Cachoeira e há 19 anos escolheu Ladário para viver. "Vivo muito bem aqui no bairro Mangueiral", afirmou o super atleta, que treina ali perto, na estrada de terra da avenida Frei Liberato.
Além de competir em provas nacionais e internacionais, e cuidar da preparação de jovens atletas como Marcelly e Alexandre, Martins também se dedica a um trabalho voluntário como orientador de atletismo para meninos da Apae de Corumbá. “Meu sonho é ser treinador de atletas cegos”, contou. Martins revelou que durante uma corrida em Salvador, na Bahia, abriu mão da prova para acompanhar um atleta cego. Acabou fazendo a meia maratona em mais de duas horas, não teve boa colocação, mas se sentiu honrado. "São pequenas atitudes assim que me fazem sentir realizado", acentuou.
Agora, além de treinador, ele busca patrocínio para a viagem a Santiago do Chile, onde correrá o Sul-Americano. Seu roteiro não tem firulas – ele vai de trem até Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, de lá toma um ônibus até Santiago, e se hospeda em uma pousada, para reduzir os gastos. Para seguir sua paixão pelo atletismo, faz qualquer sacrifício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário